09/08/2013

Oficina de História: Seminário - 2ª Guerra Mundial (material de apoio - 3º. Ano)



Obras selecionadas:

1. Josef Mengele - o anjo da morte



Parte 1


Josef Mengele - O Anjo da Morte1-Split-1 por grancircopravda

Parte 2


Josef Mengele - O Anjo da Morte1-Split-2 por grancircopravda

Parte 3


Josef Mengele - O Anjo da Morte1-Split-3 por grancircopravda

Parte 4


Josef Mengele - O Anjo da Morte1-Split-4 por grancircopravda

2. Memórias do inferno Nazi (Auschwitz Album).





Memórias.do.Inferno.Nazi. por grancircopravda

 3. Der Ewige Jude ( O eterno Judeu)



Desde o início de sua carreira, Hitler reconheceu o potencial do cinema para conquistar o povo alemão. Enquanto esteve no poder, foram produzidos 1350 filmes na Alemanha, número só superado pelos Estados Unidos. Uma das principais produções dessa época é o “documentário” O Eterno Judeu (Der ewige Jude), de 1940, que apresentava o povo judeu como um inimigo a ser vencido.
Josef Goebbels, ministro da Cultura Popular e Propaganda durante o governo nazista, controlava também a Ufa, empresa estatal voltada para a produção de filmes de propaganda. Ele enviou uma equipe, chefiada por Fritz Hippler, para registrar imagens dos judeus que passaram a viver nos guetos. Com esse material, Hippler produziu O Eterno Judeu.
Logo que inicia o filme, diz-se que o público veria “cenas autênticas”. Busca-se forjar uma aura de “realidade” para dar credibilidade às imagens, uma vez que, sendo autênticas e documentais, não teriam sofrido manipulação e seriam retrato fidedigno da realidade. Passava-se a ideia que as imagens, gravadas no local e acompanhando pessoas comuns no seu dia a dia, eram exatamente aquilo que o público veria se fosse pessoalmente à Polônia e que a câmera fazia as vezes de olhos do espectador. Assim, os julgamentos proferidos em off pelo narrador seriam semelhantes aos que os espectadores fariam se estivessem lá.
O texto do narrador é, aliás, importantíssimo no filme. As frases são sempre categóricas, não deixando espaço para contestações. Por vezes, usam de um ar científico, como se assim comprovassem que aquilo não era pura ideologia, mas sim um fato. Todas essas técnicas são utilizadas de forma a legitimar a autoridade do Führer e tornar a adesão aos seus ideais quase natural ou óbvia.

Parte 1


Der ewige Jude (1940)-Split-1 por grancircopravda

Parte 2


Der ewige Jude (1940)-Split-2 por grancircopravda 


4. Apocalipse Nazista - De Adolf a Hitler






O Apocalipse Nazista: De Adolf a Hitler por grancircopravda


5. Terror no Oriente






Parte 1



Parte 2
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...