12/08/2013

Fascimo e Nazismo - Hitler e Mussolini - uma amizade nefasta




Entre as décadas de 1920 e 1940, surgiu e desenvolveu-se, em alguns países da Europa, o fascismo. Consistia em um sistema político, econômico e social que ganhou força após a Primeira Guerra Mundial, principalmente nos países em crise econômica (Itália e Alemanha). Na Itália, o fascismo foi representado pelo líder italiano Benito Mussolini e na Alemanha, Adolf Hitler. Este sistema terminou com a derrota do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) na Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Mas como se compreende o aparecimento destas ideologias ?


 


 PÓS GUERRA
Mais de 1 milhão de mortos e feridos da 1ª Guerra.

Graves dificuldades econômicas que a Guerra agravou com as destruições, a subida de preços, a miséria.

Desmobilização de milhões de soldados que vieram engrossar a já elevada taxa de desemprego.

Problemas sociais graves com sucessivas greves, manifestações, ocupação de fábricas e campos.
FALTA DE CONFIANÇA NA DEMOCRACIA E NOS PARTIDOS DEMOCRÁTICOS

Desesperança, a desilusão, leva muitos italianos e alemães, principalmente industriais e proprietários a apoiar pequenos partidos ou grupos extremistas de direita.
USO DA PROPAGANDA E DA VIOLÊNCIA

Muitos destes grupos vão usar de forma intensa a propaganda e usar da violência para criar um clima de medo,de terror nas populações.


Como nasceu o fascismo na Itália ?



Aparecem em várias cidades grupos espontâneos, nacionalistas formados por desempregados,ex-combatentes, burguesia descontente que se designam por “FASCIOS” devido ao símbolo que adotam – o feixe de varas. Em 1919, Mussolini cria o Fascio de Milão e ganha cada vez mais importância como teórico e orador.

Em 1921, em Congresso, nasce o PNF – Partido Nacional Fascista, no qual Mussolini passa a serlíder indiscutível. Ainda com pouco apoio na sociedade italiana, nas eleições desse ano só consegue 35 deputados para o Parlamento.

Início de uma campanha muito forte de propaganda, agitação e sobretudo violência (ataques a sedes de sindicatos, partidos políticos, espancamentos, assassinatos) muita dela realizada pela  “tropa de choque” do PNF, os Camisas Negras.
                                                                         Camisas Pretas

Em 1922 os fascistas organizam a “Marcha sobre Roma” , e o rei Vítor Emanuel  III, com medo de uma guerra civil, convida Mussolini a formar governo.

Começa então  a perseguição, o medo o terror sobre a oposição, o controle dos meios de comunicação,  e nas eleições de 1924, o PNF consegue através de fraude a maioria absoluta dos votos.

Características do Fascismo Italiano:

 TOTALITARISMO /AUTORITARISMO



Controle absoluto da vida dos cidadãos com desprezo absoluto pela liberdade individual ou de grupos. Tudo devia submeter-se ao Estado: Tudo no Estado, Nada fora do Estado, Nada contra o Estado.  Tudo era permitido ao Estado-Líder-Partido para assegurar o seu domínio: a censura, a prisão, o assassinato.
Crer, Obedecer e Combater era o lema do estado fascista. Ao Chefe, ao “Duce” devia-se obediência cega, pois ele era o guia, o salvador da pátria.

                                                          MONOPARTIDARISMO
Só era admitido um partido político, o do Líder, sendo todos os outros proibidos.

                                                             CORPORATIVISMO
Como eram recusados interesses de grupos ou classes,foram criadas no mundo do trabalho as CORPORAÇÕES, organismos dominados pelo estado e que agrupavam trabalhadores e patrões. As greves foram proibidas, os salários controlados.

                                            ULTRANACIONALISMO  &  MILITARISMO
Exagero na glorificação do passado, criação da ideia de superioridade da nação, do povo, educação desde tenra idade em valores como o militarismo, a obediência cega, o morrer pela pátria.






Como nasceu o fascismo na Alemanha ?




No final da 1ª Guerra a Alemanha tornou-se uma democracia, a “República de Weimar (1919-1933). Apesar de todos os esforços de recuperação,a Alemanha apresentava várias dificuldades:

  • O pagamento das indenizações estabelecidas no Tratado de Versalhes, aos países aliados;
  • A ocupação da rica zona do Ruhr pela França, como forma de obrigar ao pagamento das indenizações;
  • As consequências terríveis da “Grande Depressão” na economia, que fez  com que  os americanos retirassem capitais, e no comércio  baixassem drasticamente as exportações, fazendo com que as falências de empresas se tornassem frequentes,  fazendo com que a taxa de desemprego disparasse para números elevados ( 6 milhões em 1931) gerando a miséria, e a fome do povo alemão;
  • A instabilidade política, as manifestações, as greves, a violência, tornaram a Alemanha praticamente ingovernável.

É neste contexto que pequenos partidos de extrema-direita e extrema-esquerda , aproveitam para aparecer e procurar afirmar-se na sociedade alemã, entre eles o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazi), dirigido desde 1921 por Adolfo Hitler.


Em 1923, no estado da Baviera Hitler e os Nazis tentam tomar o poder pela força, mas não conseguem. Hitler é preso. Na prisão escreve o livro “ Mein Kampf”(minha luta), onde  exprime suas ideias, entre elas, o desejo de tornar a Alemanha na “Grande Alemanha”, ou seja, o sonho do antigo Império Alemão, a pureza da raça ariana e o ódio aos Judeus que acusa de todos os males da Alemanha.

Sai da prisão e através de intensa propaganda (desfiles, manifestações, cartazes ),além da intimidação e violência realizada pelas milícias armadas nazis “Os camisas castanhas”, mas sobretudo das promessas de acabar com o desemprego, de  acabar com as cláusulas do humilhante Tratado de Versalhes, de terminar com o poder dos Judeus, Hitler consegue a pouco e pouco o apoio dos desempregados , dos agricultores, da pequena e média burguesia e sobretudo de alguns grandes industriais que com medo do Comunismo, vão apoiar com dinheiro o Partido Nazi.
  

Em 1932 nas eleições, o Partido Nazi vence com maioria e em 1933, Hitler é nomeado Chanceler. Em 1934, com a morte do Presidente Hindenburgo, Hitler torna-se o “FÜHRER”, o chefe absoluto.

Começa a ditadura nazista na Alemanha. Os partidos políticos e sindicatos são proíbidos.As raças consideradas inferiores como os Judeus ou Ciganos começam a ser perseguidas.
O regime nazi começa uma intensa campanha de propaganda : “ UM POVO, UM IMPÉRIO, UM LÍDER”.

 "A grande Alemanha"

 O desemprego é atacado, obrigando as mulheres alemãs a regressar ao lar, ao rearmamento da Alemanha e como tal ao emprego na indústria, principalmente de armamento,  de milhões de desempregados, ao grande aumento de elementos da polícia e serviços nazis, ao serviço militar obrigatório e à construção da poderosa máquina de guerra  que vai ser  o exército alemão.


Para impor a sua autoridade, o totalitarismo de estado, Hitler assenta o seu poder nas:
SS (Secções de Segurança)

SA (Secções de assalto)

GESTAPO (a polícia política do regime). 





Uma amizade Nefasta 



Ambos os ditadores trouxeram sofrimento inimagináveis para a humanidade. Na década de 20, Hitler se inspirava em Mussolini para organizar-se, todavia, quando subiu ao poder e a medida que conquistava mais prestígio, tornou-se o modelo do líder fascista italiano.
Em junho de 1934, um ano após a tomada do poder pelos nazistas na Alemanha, finalmente cumpriu Hitler seu grande desejo: em Veneza, ele conheceu o homem cujo autógrafo ele, sem sucesso, pediu às autoridades italianas na década de 20: o "Duce" Benito Mussolini.
Mussolini, não ficou muito impressionado com Hitler, e não propôs naquele momento nenhum acordo significativo com a Alemanha.

O "Eixo Roma-Berlim"

Em contraste com a Alemanha, a Itália foi um país arcaico estruturalmente superior. A modernização ocorreu principalmente no norte, em Turim, Milão e Gênova. O Sul foi sempre considerado como atrasado e pobre. Mas essa fraqueza estrutural não impediu Mussolini de perseguir seus objetivos imperiais no Mediterrâneo e África. O "Duce" sonhava com um novo império, com as fronteiras estendidas até o Oceano Índico. Mussolini ocupou a Líbia em 1934, um ano depois, ele começou a campanha de conquista contra a Abissínia, hoje Etiópia. Mas Mussolini tinha calculado mal: os etíopes não eram tão fáceis de derrotar, o custo da guerra exigiu muito mais recursos e vidas humanas do que o esperado. Esta foi uma época de boas-vindas para finalmente fechar a aliança da Itália fascista de Mussolini com a Alemanha Nazista de Hitler. 
A aposta de Hitler valeu a pena: em 1.936 a Itália comprometeu-se não só do lado da Alemanha no auxílio a Franco na guerra civil espanhola, mas incluiu uma série de alianças com a Alemanha de Hitler. Em 1 Novembro 1936 Mussolini proclamou o "Eixo Roma-Berlim." Os Aliados tratariam no que diz respeito à sua política anti-comunista e os seus interesses de expansão. Além disso, a Aliança discutiria também acordos econômicos. Internamente, começou com o "Eixo Roma-Berlim" a aquisição de "total controle" da sociedade para a qual incluía as 1.938 leis raciais adotadas na Itália.
Em 22 de Maio 1939 Itália e Alemanha assinaram o "Pacto de Aço". O chamado pacto de cooperação militar e assistência mútua em caso de uma guerra de agressão. Com esta aliança, Hitler unia-se a Itália como um parceiro para a Segunda Guerra Mundial. Em 1 de Setembro 1939 começava a invasão da Polônia. Mas Mussolini não participou de imediato. Desde 1935, a Itália tinha entrado em muitos conflitos e as pessoas estavam cansadas, assim como esgotadas as reservas. Portanto, Mussolini, Hitler declarou," o seu país não está preparado para a guerra". Hitler, em seguida, reservou à Itália o papel de alimentação para das tropas, já reconhecendo que seu parceiro era economicamente totalmente dependente de seu grande aliado.


Um ano depois, parecia que Hitler estava à beira de realizar seus sonhos imperiais. Mussolini então resolveu declarar abertamente guerra aos países aliados. Mas foi diferente - a rápida vitória não veio. A Campanha da Grécia da Itália deMussolini foi um desastre, seguida de uma derrota. Como a maré já tinha virado a favor dos Aliados e as tropas aliadas desembarcaram na Sicília, foi convocado o Grande Conselho Fascista e em 25 de Julho 1943, com a maioria simples dos votos, o Rei Vittorio Emanuele III. prendeu o "Duce" e em Abruzzo. Nesta situação, as tropas alemãs ocuparam a Itália e Mussolini foi libertado em uma ação espetacular. Hitler nomeou o seu "amigo" Mussolini como chefe da República fantoche de Salò, no Lago Garda. De lá, Mussolini tentou em vão recuperar o controle do norte e do centro da Itália com os alemães. Quando a rendição dos alemães era iminente, Mussolini fugiu para a Suíça com sua amante. Mas antes da fronteira, ele foi julgado e fuzilado por guerrilheiros em abril de 1945.
As imagens a seguir são fortes. Para acesso, clique no botão, copie e cole em seu navegador o endereço.




Para concluirmos este estudo, acesse também o documentário disponível logo abaixo. Boa reflexão sobre o tema e traga suas dúvidas para discussão em sala de aula.

Parte 1



Parte 2




Parte 3




O "Duce" está morto , mas a sua história ainda vive nos corações de alguns italianos. Todos os anos milhares de peregrinos que apoiam as ideias  de extrema-direita vão ao lugar de nascimento de Mussolini em Bolonha. Em Predappio os obstinados não só visitam o túmulo do ditador, mas buscam em lojas de presentes  cidade lembranças de Mussolini. Mussolini shampoo, champanhe, calendários, e bustos de "Il Duce" são encontrados em muitos lugares. Oficialmente, a venda de lembranças e símbolos fascistas é proibida na Itália, mas não é coibida pela polícia, especialmente em razão do grande volume de dinheiro que o fascismo dá aos cofres de Predappio. Mas nem todos os moradores apoiam o culto de Mussolini e assim já há projetos para lidar criticamente com o período fascista.  
Leia o material, assista ao vídeo documentário e traga suas dúvidas para a sala de aula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...